logo RCN
NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber sobre o 5G

  • Forbes -

A nova geração da internet móvel nunca esteve tão próxima - e, ao mesmo tempo, tão longe - dos brasileiros. Desenvolvida como uma evolução da conexão 4G atual, a tecnologia 5G promete uma série de revoluções que contribuirão para uma implementação efetiva da Indústria 4.0, com mais velocidade para baixar e enviar arquivos, estabilidade na conexão e possibilidade de conectar muitos objetos simultaneamente - como carros, TVs, computadores, câmeras de segurança e celulares - à internet.

"Se as gerações anteriores foram utilizadas para conectar majoritariamente pessoas, o 5G elevará a rede móvel a outro patamar: uma solução para interconectar e controlar máquinas, objetos e dispositivos. Além de prover uma altíssima velocidade de transmissão de dados, alcançando múltiplos GigaBPS, a tecnologia também foi concebida para uma conexão com baixíssima latência e alta confiabilidade", explica Hélio Oyama, diretor de desenvolvimento e negócios na Qualcomm LATAM - empresa especializada na fabricação de chipsets e soluções tecnológicas para comunicação móvel.

Essas características fazem do 5G uma tecnologia elegível a ser usada em uma multiplicidade de casos e segmentos de mercado, como telemedicina, agricultura, energia, varejo e transporte, entre outros. Segundo Oyama, a nova geração da internet não apenas aprimora os serviços de banda larga móvel de hoje, mas também expande as redes móveis para suportar uma vasta diversidade de dispositivos e serviços, e conectar novos setores com melhor desempenho, eficiência e custo.

A Coreia do Sul foi a primeira a oferecer a tecnologia, quando antecipou - em 2019 - o lançamento da rede 5G. Desde então, países como os Estados Unidos, Austrália, Alemanha, China e Japão avançam rapidamente no mercado mundial de telecomunicações, com o objetivo de acelerar a implantação da tecnologia para os cidadãos e aproveitar ao máximo todas as soluções oferecidas pela nova rede. Por esse motivo, a expectativa é que, nos próximos anos, a disponibilidade do 5G para os usuários aumente de forma rápida e exponencial.

De acordo com a 5G Americas, associação do setor sem fio e voz da 5G e LTE nas Américas, o número de assinantes e redes comerciais 5G já em operação está chegando a sua massa crítica, indicando a rápida adoção da tecnologia nos próximos anos. Para Chris Pearson, presidente da organização, a rede ainda está no início de atingir todo o seu potencial, e o setor está apenas no começo de uma longa jornada. "Passamos de 15,4 milhões para 401 milhões de assinantes no segundo ano completo de acesso à tecnologia 5G. O nível de adoção deve acelerar ainda mais nos próximos anos." A Omdia, especializada em cobertura global de telecomunicações, mídia e tecnologia, está projetando 3,4 bilhões de conexões 5G no mundo todo até o final de 2025.

Como o 5G se difere do 4G ?

Hélio Oyama destaca que a nova geração da internet é uma plataforma unificada que tem mais capacidade do que a tecnologia anterior. "O 5G não apenas elevará as experiências de banda larga móvel, mas também suportará novos serviços, como comunicações de missão crítica e IoT. O serviço oferecerá suporte nativo a todos os tipos de espectro (licenciado, compartilhado, não licenciado) e bandas (baixa, média, alta), uma ampla variedade de modelos de implantação (de macro células tradicionais a hotspots), bem como novas formas de interconexão", explica. O especialista aponta, ainda, que o 5G oferecerá suporte a um aumento de 100 vezes na capacidade de tráfego e eficiência da rede.

Outra novidade é que o 5G possui uma melhor eficiência espectral se comparado ao 4G, o que faz com que a evolução da tecnologia seja capaz de transmitir mais bits por unidade de frequência, o que pode ser traduzido em maior velocidade de transmissão de dados. Além disso, o 5G possui 10 vezes menos latência de ponta a ponta para fornecer acesso instantâneo e em tempo real do que seu antecessor, podendo chegar a até 1 milissegundo.

"O 5G foi projetado para fornecer picos de taxas de dados de até 20 gigabits por segundo e taxas de dados médias de mais de 100 megabits por segundo. Com base nos resultados do Ookla Speedtest - serviço online que testa a largura de banda da conexão com a internet para locais no mundo inteiro -, o 5G sub-6 GHz fornece cinco vezes mais velocidade do que a geração anterior", completa.(Forbes)

Previsão do Tempo: Chuva forte no RS e em SC Anterior

Previsão do Tempo: Chuva forte no RS e em SC

Internada com covid-19, Silvia Abravanel está com pneumonia Próximo

Internada com covid-19, Silvia Abravanel está com pneumonia

Deixe seu comentário